Tradutor: Beatriz Horta
Idioma: Português
Ano: 2013
ISBN:9788580573299
Editora: Intrínseca
Pontuação: ♥♥♥♥♥ (+) Favorito

Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe. Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor, de 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de um acidente de moto, o antes ativo e esportivo Will desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Tudo parece pequeno e sem graça para ele, que sabe exatamente como dar um fim a esse sentimento. O que Will não sabe é que Lou está prestes a trazer cor a sua vida. E nenhum dos dois desconfia de que irá mudar para sempre a história um do outro. Como eu era antes de você é uma história de amor e uma história de família, mas acima de tudo é uma história sobre a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.




Emocionante e marcante! 

Esse livro está comigo faz quase três anos, e eu sempre passava longe dele, por medo de não gostar. Ah, é só mais um daqueles livros... Mero engano meu... No final de dezembro estava organizando os livros não lidos, vi ele e pensei.. Porque não?
Pedi opinião de várias amigas e elas disseram ser um dos melhores livros lidos. Criei coragem e apenas comecei, colocando-o na minha meta literária de Janeiro. O primeiro da lista.

Como eu era antes de você, nos leva para dentro de um mundo com 'personagens reais', problemas reais, que passamos ou vemos pessoas passando pelo o mesmo, 
Chegamos a questionar e refletir sobre a solidariedade, sobre a amizade, sobre o amor - e até onde conseguimos ir por causa desse sentimento. Então já percebeu que esse livro é simplesmente maravilhoso, certo?

Loiuse Clark tem 26 anos, mora com os pais, e trabalha como garçonete num café de uma pequena cidade da Inglaterra, e tem um relacionamento de sete anos com Patrick, um atleta que parece não se interessar por ela após esses anos de namoro. Totalmente acomodada com sua vida, ajudando os pais e sem ambições para o seu futuro. Ela quer que sua vida continue da mesma forma que sempre foi. Até que certo dia, o café onde Lou trabalha, fecha e ela se vê desempregada. 
Sem estudo e sem experiências, a única opção de emprego que encontra é como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor é um homem de 35 anos que viu seu mundo girar completamente dois anos antes, quando uma moto o atropelou e o deixou tetraplégico. Inteligente, culto, porém extremamente amargurado e mal humorado, Will não aceita sua nova condição pós-acidente – o que só começa a mudar quando Clark passa a trabalhar em sua casa.


“E sabe o que? Ninguém quer ouvir esse tipo de coisa. Ninguém quer ouvir você falar que está com medo, ou com dor, ou apavorado coma possibilidade de morrer por causa de alguma infecção aleatória e estúpida. Ninguém quer ouvir sobre como é saber que você nunca mais fará sexo, nunca mais comerá algo que você mesmo preparou, nunca vai segurar seu próprio filho nos braços. Ninguém quer saber que às vezes me sinto claustrofóbico estando nesta cadeira que tenho vontade de gritar feito louco só de pensar em passar mais um dia assim”.

Depois de algumas semanas trabalhando na casa, Lou descobre que Will já tentou suicídio, e que seu contrato foi feito por seis meses porque, após esse período, Will irá para a Dignitas (clínica) na Suíça para morrer. Após essa descoberta Louise, que se sente traída, quase desiste do trabalho, mas em seguida, torna pessoal a missão de tentar convencer Will a viver, mesmo com todas as limitações que existe em sua vida. Ela faz planos e programas para mostrar a ele que tudo vale a pena, e que pode ser feliz assim. No início foi complicada a aproximação dos dois,  uma vez que Will afastava qualquer pessoa que chegasse perto, mas Lou conseguiu o que pareceria ser impossível, até para a sua família: entrar na bolha impenetrável de Traynor. Dia a dia eles vão construindo uma relação de amizade que não demora muito para se transformar em amor.

“Estou lhe dando isso porque poucas coisas ainda me fazem feliz, e você é uma delas”. “É isso. Você está marcada no meu coração, Clark. Desde o dia em que chegou, com suas roupas ridículas, suas piadas ruins e sua total incapacidade de disfarçar o que sente. Você mudou a minha vida (...)”.
A narrativa segue em primeira pessoa, pela versão de Lou, apenas o prólogo é descrito por Will. é uma leitura agradável, onde você vai rir, chorar, e se emocionar. Li em cinco dias, como voltei ao trabalho, lia no caminho. E chorei, chorei muito durante as idas e vindas... No fim do livro engoli o choro, estava almoçando na faculdade, e digamos que, eu não podia pagar esse mico na frente de todo mundo. Mas, esse é um dos livros que mais me emocionou e entrou com certeza na lista de favoritos. 

Se você quer um livro para se emocionar, e carregar uma experiência única, leia com certeza Como se eu era antes de você.

Onde encontrar: Livraria Cultura e Livraria Saraiva 


Deixe um comentário

Comente, que irei responder com carinho seu comentário!